Skip to main content
Análise SEO

Como Encontrar o Tamanho da Frase Ideal Usando Frases Curtas

Neste texto, vamos abordar um tema crucial: como escrever frases mais curtas para otimização de mecanismos de busca. Afinal, a análise do tamanho da frase do plugin Yoast SEO nos alerta contra o uso excessivo de frases longas. Mas o que torna uma frase muito longa? Por que devemos escrever frases curtas? E como podemos dividir uma frase longa em várias frases mais curtas?

Por que Escrever Frases Curtas?

Em primeiro lugar, é importante entender que frases mais longas geralmente são mais difíceis de ler do que frases curtas. Pior ainda, uma sequência de frases longas pode deixar o leitor completamente perdido.

Frases mais curtas tornam mais fácil a transmissão da sua mensagem tanto para leitores iniciantes quando para leitores mais experientes. Como o Yoast explica, escrever de forma clara e concisa beneficia visitantes de todos os tipos e a sua escrita precisa ser clara e precisa independente da complexidade do tema do texto.

Legibilidade e SEO

O uso de frases mais curtas torna os seus textos mais fáceis de ler e a legibilidade é muito importante em termos de SEO. A lógica do é que o gosta de mostrar conteúdos de alta qualidade para pessoas que gostam de encontrar e compartilhar conteúdos informativos, agradáveis de ler e fáceis de entender. Então, como frases longas são mais difíceis de entender, é preferível usar frases mais diretas e claras. Enfim, com o acúmulo de frases longas consecutivas, a legibilidade do seu texto pode se tornar mais complexa rapidamente e isso pode justificar o abandono da leitura por parte dos seus visitantes.

Critérios para Analisar o Tamanho da Frase

Não existe uma regra rígida sobre quanto ao tamanho ideial das frases, pois isso depende muito da ocasião e do contexto. No entanto, evite usar muitas frases longas sempre que possível, pois, no geral, elas são mais difíceis de ler e os leitores tendem a parar de ler textos com muitas frases longas mais cedo. Portanto, use o bom senso ao otimizar seu texto e entenda que usar frases mais curtas ajuda a transmitir sua mensagem na internet.

Controlando o Tamanho da Frase

Palavras de Transição

Palavras de transição ajudam a economizar palavras na sua redação porque conseguem resumir significados complexos em expressões simples. Portanto, reveja as nossas dicas para conectar as frases usando uma lista de palavras de transição.

Evite criar Fragmentos

Ao usar palavras de transição para reduzir o tamanho das frases do seu texto, apenas tome cuidado para não criar frases incompletas que precisam de complementação. E isso certamente resultará no aumento, em vez da redução, do seu texto.

Voz Ativa

Uma das vantagens da voz ativa é que frases ativas são mais curtas do que frases passivas e isso é mais uma razão para dar preferência ao uso da voz ativa em detrimento da voz passivo. Caso ainda tenha dúvidas, leia também o nosso texto sobre sobre como evitar a voz passiva.

Como Analisar o Tamanho das Frases com o plugin Yoast SEO

A verificação do tamanho de frase do plugin para avalia justamente o comprimento de cada frase do seu texto. Primeiro, ele conta as palavras em cada frase. Em seguida, calcula quantas frases têm mais do que 20 palavras. Esse critério técnico serve para sinalizar as sentenças que extrapolam um limite razoável e, portanto, estão longas demais. Se mais de 25% das suas frases tiverem mais de 20 palavras, você receberá o conselho de revisar o seu texto.

Frases mais longas são mais difíceis de ler e os visitantes podem deixar seu site logo que encontrarem uma sequência de frases mais longas e confusas. A dica para evitar isso é tentar conectar o sentido de frases independentes usando palavras de transição como conexão. Se precisar usar mais de 20 palavras nas frases mais importantes do seu texto, não há problema, mas tente evitar frases longas para não ultrapassar o limite estipulado pelo Yoast para manter os textos das postagens do seu blog equilibrados. Além disso, evite muitas frase longa consecutivas para não espantar os seus visitantes e cansar os seus leitores. Lembre-se de que a clareza e a concisão são essenciais para atrair leitores e melhorar sua classificação nos mecanismos de busca.

Curte nosso blog? Então compartilhe nas redes!

Deixe um comentário