Skip to main content
Análise SEO

Como Evitar a Voz Passiva para Melhorar SEO com Yoast

Se você está começando a estudar SEO e deseja aprimorar suas habilidades de redação para a web, é fundamental compreender o conceito de voz passiva e dar preferência à voz ativa sempre que puder. Neste artigo, explicaremos como evitar a voz passiva em prol da voz ativa e compartilhar dicas valiosas do Yoast para otimizar seus textos e melhorar seu desempenho em SEO.

Entendendo a Voz Passiva

Para começar, é crucial ter uma compreensão clara do que a voz passiva representa. Na voz ativa, que é a estrutura gramatical padrão, temos um sujeito que realiza uma ação (verbo) em relação a um objeto. Já na voz passiva, essa estrutura se inverte. O objeto se torna o sujeito gramatical enquanto o ator fica em segundo plano.

Importante destacar que o significado da frase permanece o mesmo, portanto, a única diferença está na disposição das palavras. Às vezes, na voz passiva, é possível omitir o sujeito e produzir uma frase na voz passiva perfeitamente sensata, porém, menos informativa e, na maioria dos casos, menos legível.

A nossa recomendação especial para facilitar o seu trabalho na identificação da voz passiva é procurar por verbos no tempo particípio dentro do seu texto, pois você observará que a ferramenta de verificação de legibilidade do focará em frases com incidência desse tempo verbal – e até poderá acusar falsos positivos algumas vezes.

Por Que Evitar a Voz Passiva?

Redundância

Primeiramente, as frases na voz passiva tendem a ser mais redundantes. Além disso, a versão passiva de uma frase é desnecessariamente mais longa e exige mais palavras do que uma análoga na voz ativa. Então, quando você abusa da voz passiva nos seus textso, pode acabar acumulando um excesso de palavras sem importância em termos de SEO.

Complexidade

A voz passiva também utiliza uma estrutura de frases que exige mais esforço por parte do leitor, o que significa que são menos legíveis. E isso pode dificultar a compreensão da mensagem que você quer passar.

Na voz ativa, a estrutura da frase é mais correta e ordenada gramaticalmente. Já na voz passiva, a frase é escrita em ordem invertida e confunde o leitor e embaralha a ordem dos acontecimentos. Logo, na voz ativa, você consegue se expressar de maneira mais natural e escrever postagens mais legíveis para o seu blog.

Usar a voz passiva em vez da voz ativa torna a legibiliade do seu texto mais complexa e o acúmulo do uso da voz passiva pode tornar a leitura do seu texto mais cansativa.

Como Evitar o Uso da Voz Passiva em Seus Textos

Como as frases na voz passiva costumam ter uma versão na voz ativa, você deve rescrever as frases do seu texto que estão na voz passica. Somente se não conseguir pensar em uma alternativa na voz ativa, use a voz passiva. Ao reescrever uma frase da voz passiva para a voz ativa, duas coisas acontecem: o verbo é modificado e o sujeito troca de lugar com o objeto.

A mudança do verbo é o aspecto mais desafiador, pois a maioria das frases apenas tem mais palavras após o sujeito, verbo e objeto e essas palavras não mudam ao reescrever a frase.

Exceções à Regra na Prática 

Quando o sujeito é desconhecido ou irrelevante, a voz passiva pode ser a única maneira lógica de formular uma frase com significado. Isso ocorre quando não há um sujeito identificável ou caso o sujeito não seja relevante. Portanto, quando qualquer frase alternativa na voz ativa fica menos clara e concisa do que a frase original na voz passiva, então você deve escolher a voz passiva sempre que for a melhor ou a única opção disponível.

Alternativamente, você pode optar por usar uma frase passiva para focar no objeto, especialmente quando o objeto é mais relevante do que o sujeito. Então se a voz passiva for a melhor alternativa, não se preocupe e use porque as regras do Yoast não são absolutas, então não se prenda a elas além do necessário. Faça o que parecer certo para você e o que fluir bem no seu texto.

Entretanto, é importante reforçar novamente que a voz passiva deve ser evitada sempre que possível porque há casos nos quais é simplesmente impossível utilizar a voz ativa e expressar a mesma ideia de modo equivalente nas duas formas.

A Verificação de Voz Passiva no Plugin Yoast SEO

Agora, vamos abordar como o plugin Yoast SEO auxilia na identificação e correção da voz passiva. Ele oferece uma ferramenta de análise de legibilidade, integrada ao editor de texto do , que verifica se o número de frases que usam a voz passiva ultrapassa o limite recomendado.

Se menos de 10% das suas frases estiverem na voz passiva, você receberá luz verde. Entre 10% e 15%, luz laranja. E se ultrapassar 15%, luz vermelha. Como a voz passiva torna sua redação mais distante e menos clara, é aconselhável escrever na voz ativa, pois isso fortalecerá a sua escrita SEO. Em suma, uma taxa de 10% de voz passiva é o alvo em que você deve mirar.

Enfim, sempre se pergunte se não existe uma alternativa melhor na voz ativa. Se houver, use; se não, use a voz passiva mesmo, mas com moderação para não sobrecarregar o texto. Isso ajudará a tornar o seu conteúdo mais claro e envolvente para seus leitores e mais indicado pelos mecanismos de busca.

Curte nosso blog? Então compartilhe nas redes!

Deixe um comentário