Skip to main content
Análise SEO

Como Evitar o Excesso de Tags para Melhorar SEO

Quando se trata de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para o seu site , é importante considerar como você está usando tags. As tags são parte fundamental da organização do conteúdo do seu site, mas usá-las de forma excessiva pode ter impacto negativo na classificação do seu site nas SERP. Então, vamos explorar as dicas do para o uso adequado de tags no WordPress e explicar porque é fundamental evitar o uso excessivo delas.

Tags: Uma Ferramenta de Organização

Tags no WordPress são semelhantes a categorias, mas sem hierarquia e parentesco. Assim, servem para organizar as suas postagens a fim de facilitar a navegação no seu site. Além disso, cada tag que você adiciona cria uma nova página de arquivo com a finalidade de agrupar todas as postagens relacionadas ao termo.

Portanto, é essencial entender que, para cada tag que você adiciona, você está criando uma nova página no seu site. Porém, muitas vezes, essas páginas de tag contêm conteúdo muito escasso. Afinal, a página apresenta apenas uma lista de links para as postagens relacionadas a essa tag sem qualquer conteúdo original. Então, na prática, essas páginas são rastreadas, mas muitas vezes não são indexadas pela falta de vários requisitos básicos de SEO.

O Problema do Uso Excessivo de Tags

Como cada nova tag que você adiciona a uma postagem gera uma página adicional no site, o mapa do seu site pode acabar se expandindo muito rapidamente e sem organização. Contudo, o rastreia o seu site periodicamente e essas páginas entram na lista.

Além disso, as páginas de tag geralmente são conteúdo fraco que não terá relevância nos motores de busca. Então, se o número de tags em seu site exceder o número de postagens de qualidade, de modo que o conteúdo de qualidade se torne minoria, essa prática certamente afetará negativamente a classificação das páginas do seu site nos mecanismos de pesquisa.

Rastreamento e Indexação nos Mecanismos de Busca

É fundamental entender o papel do rastreamento e da indexação na lógica dos mecanismos de busca. Bots ou rastreadores começam a vasculhar os sites a partir de um ponto inicial, como uma página popular, e se aprofundam pelos links para outras páginas. Também podem usar outros métodos para encontrar páginas na internet, como procurar por páginas recentes e utilizar mapas para compreender melhor a estrutura de cada site.

Já a indexação é um processo posterior com a finalidade de armazenar informações sobre páginas da web em um grande banco de dados. Essas informações incluem o conteúdo da página, os links para outras páginas e outros fatores de relevância para SEO. O Google, por exemplo, usa a indexação para poder mostrar resultados de pesquisa do interesse dos usuários. Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google verifica o seu índice para encontrar páginas que sejam relevantes para a consulta.

Assim, o problema do excesso de tags num site é praticamente um problema físico, pois as páginas geradas automaticamente estão na mesma fila do que o conteúdo principal do seu site. Você pode até recorrer à indexação manual para dar prioridade à atualização de páginas importantes na fila, mas os motores de busca limitam o uso diário dessa ferramenta. Portanto, reduzir o número de tags é a melhor alternativa.

Como Evitar o Excesso de Tags

Exclua Tags Inúteis

Se você já adicionou muitas tags ao seu site, é importante se livrar dessas páginas de tags inúteis. A melhor abordagem é excluir e redirecionar essas páginas de tag para algo útil. Se houver apenas uma postagem em uma tag específica, você pode redirecioná-la para essa postagem, reduzindo significativamente o número de páginas de tag em seu site. Se seu site é grande e tem muitas tags, isso pode ser trabalhoso, mas é essencial para manter ou melhorar suas classificações.

Evite Criar Tags Desnecessárias

Sobretudo, evite a criação de novas tags inúteis, pois o trabalho para removê-las é desproporcionalmente maior do que esforço para criá-las enquanto escreve uma postagem. Então pense duas vezes antes de adicionar novas áreas no seu site que você não pretende manter. Assim, crie apenas conteúdo de relevância para o seu site no longo prazo para evitar apagar mais contéudo no futuro.

Evite o Uso de Tags para Pesquisa Interna

Apesar de útil para compensar os problemas da pesquisa interna do WordPress, não vale a pena usar tags para resolver isso porque você pode acabar criando problemas novos. Em vez disso, configure uma pesquisa interna eficaz utilizando um plugin que consiga fornecer funcionalidade de pesquisa interna sem criar conteúdo fraco que desagrada o Google e os outros mecanismos de busca.

Não Use Tags no WordPress como nas Redes Sociais

Nas redes sociais, os usuários usam hashtags a fim de associar o seu conteúdo a outros conteúdos do mesmo tipo. Assim, é possível navegar e descobrir conteúdos relevantes, pois você está adicionando sua postagem a um grupo de outras postagens com a mesma etiqueta. No entanto, no WordPress, as marcações funcionam apenas internamente, então não faz sentido replicar a prática das redes sociais no seu site já que corre o risco de atrapalhar o rastreamento e a indexação do seu conteúdo.

Como Usar Tags de Forma Eficaz

Para usar tags de forma eficaz em seu site WordPress, é crucial compreender que as tags servem para categorizar o conteúdo do site, permitindo que os leitores encontrem postagens relacionadas. Cada tag criará uma página específica, agrupando todas as postagens com essa tag. No entanto, o excesso de tags pode criar um grande número de páginas vazias, o que não é favorável para a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Portanto, é aconselhável limitar o número de tags com base no número de postagens no site. Além disso, é interessante elaboar uma estratégia SEO que trate da questão das tags com atenção a fim de planejar um uso mais inteligente para a organização das páginas de arquivos do seu site.

Como Esconder Tags dos Mecanismos de Pesquisa com o Plugin Yoast SEO

A dica do Yoast é manter uma proporção de cerca de uma tag para cada três postagens, pois isso ajuda a evitar a criação de páginas vazias e a manter a estrutura do site mais eficiente em termos de SEO. Além disso, você pode vetar a indexação de páginas de tags nas configurações do plugin Yoast SEO. Essa opção permite excluir as páginas geradas para as tags do mapa do site a fim de que não sejam indexadas pelos mecanismos de pesquisa. O objetivo é impedir que conteúdo de baixa qualidade disputem as SERP do Google e do sem o devido tratamento.

Enfim, saber como evitar o excesso de tags é essencial para manter a organização da estrutura do seu site e conseguir boa pontuação SEO. Evitar o uso excessivo de tags e compreender a diferença entre tags no WordPress e hashtags nas redes sociais é fundamental. Lembre-se de que os buscadores valorizam conteúdo de qualidade, então páginas de tag desnecessárias certamente prejudicam o desempenho do seu site nas buscas. Portanto, siga as melhores práticas e mantenha o seu conteúdo sob controle para otimizar as suas classificações nas SERP.

Curte nosso blog? Então compartilhe nas redes!

Deixe um comentário